CABRY-GEOMETRY

Aqui temos um exemplo de construção com o uso do cabri.
Cabri-Geometry é um software de construção em geometria desenvolvido pelo Institut d'Informatiqe et de Mathematiques Appliquees em Grenoble (IMAG) e é o resultado da colaboração constante de cientistas da informática, especialistas em educação e professores.

É um software de construção que nos oferece “régua e compasso eletrônicos”, sendo a interface de menus de construção em linguagem clássica da Geometria. Os desenhos de objetos geométricos são feitos a partir das propriedades que os definem.

Mas não é só isto que ele nos oferece, e aqui está a riqueza do software: através de deslocamentos aplicados aos elementos que compõe o desenho, este se transforma, mantendo as relações geométricas que caracterizam a situação. Assim, para um dado objeto temos associada uma coleção de “desenhos em movimento”, e as características invariantes que aí aparecem correspondem as propriedades geométricas do objeto.

Do ponto de vista de construção de conhecimento o que significa este recurso? Muito! Vejamos:

Se, sob ação de movimento, o desenho não corresponde ao que queremos duas são as possibilidades: ou o objeto foi mal construído,isto é, as propriedades que caracterizam o objeto não foram bem utilizadas), ou nossa imagem visual do objeto é que não é adequada (isto é, a construção foi feita corretamente, mas nossa visualização é que está mal). Em qualquer um dos casos, o recurso do “desenho em movimento” leva ao ajuste entre componente conceitual e componente visual do objeto.

Configurações clássicas passam a ter múltiplos aspectos visuais, e com isto passam a ser identificadas em situações não prototípicas.

Os “desenhos em movimento” criam naturalmente um ambiente de investigação; os invariantes se destacam e isto nos intriga.

Apresentam interface dinâmica e interativa (‘desenhos em movimento’ e que podem ser automatizados através do recurso de ‘botões’); múltiplas representações (trabalha com geométrica sintética e um pouco de analítica); capturação de procedimentos (tem comando que permite ter acesso a história da construção e comandos para criação de macros).

Quanto as possibilidades didáticas:

Permite modelagem: os alunos constroem os desenhos de objetos ou configurações, quando o objetivo é o domínio de determinados conceitos através da construção. Neste tipo de utilização os alunos usam os recursos de construção oferecidos no programa.

Permite a simulação: os alunos recebem desenhos prontos, projetados pelo professor, sendo o objetivo a descoberta de invariantes através da experimentação sobre desenhos em movimento. São feitas conjeturas, são estabelecidas propriedades, e dependendo do nível de escolaridade, num segundo momento, trabalham as demonstrações dos resultados obtidos experimentalmente.

Este software pode ser usado no ensino a nível de 2o grau e universitário e como uma ferramenta matemática em trabalhos diversos.

Para saber mais da história deste software clique aqui.

Para versão demo clique Cabri Demo.



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